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Criação & Arte:: Leonardo Daciole |
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Cidade: Jaru
Estado: Rondônia
Hotel: Paraná
Tipo de Acomodação: 'Quarto onde o governador fica...', repare na banheira, de alvenaria, a hidro são flanges de caixa d`agua....
Repare na tomada bem a frente do chuveiro, muito útil e seguro...
É um verdadeiro flat, aqui a sala de estar!
Tudo muito amplo....
Definitivamente gosto não se discute....
Apresento-lhes Hugo... o Macaco...
..Que ficava preso em uma árvore num bar à beira da estrada...
..que liga Abunã a Guajará Mirim...
Ele parecia uma criança, muito inteligente.
Uma vez ele tomou meus óculos e subiu para o alto da árvore enquanto a dona do bar ria até quase morrer.. ele ficou com meus óculos por uns 5 minutos, e os devolveu em minha mão.
Antiga ponte ferroviária adaptada para o tráfego de veículos..
'6º BIS', Sexto batalhão de infantaria na Selva
Um dia os trens da Estrada de Ferro Madeira Mamoré passaram aqui...
Balsa de garimpeiros nos igarapés da região.
Elas impressionam pela quantidade
São mini-casas flutuantes
Estas são as pequenas, que retiram ouro das areias das praias
Muito interessante
Roupas para secar...
A ponta da mangueira que é enfiada na areia para sucção
Repare no Cachorro, o esforço para se tentar viver uma vida normal é grande
Nesta época elas estavam ancoradas para reparos, para a nova temporada que se aproximava
Resto do que um dia foi o Juizado de paz de Abunã, antiga vila ferroviária que hoje não passa de algumas casas ao largo da BR364
A antiga estação de trem.
Visão panorâmica da megalópole...
Resto de uma locomotiva da lendária EFMM, ou ainda Madeira Mamoré Rail Company
Vilarejo de Jací-Paraná, outra pequena concentração ao largo da BR
Vista do Rio Madeira ao entardecer, foto tirada de um estabelecimento onde o dono adorava explicar sobre o Pitchiu (Cheiro) dos peixes enquanto nos servia um espetinho de Pirarucu...
Castanhas secando ao sol para posterior comercialização
O tal estabelecimento, às margens da estrada que liga a BR até Guajará
Antiga estação terminal da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Antiga estação terminal da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Alfândega, pois estamos na fronteira Brasil - Bolívia...
Locomotiva restaurada em exposição no centro da cidade de Guajará Mirim...
...Que um dia já foi próspera, quando era uma zona franca de comércio...
...Hoje suas novas atividades econômicas não sustentam mais uma cidade relativamente tão grande, gerando um grande número de imóveis abandonados...
O estado Brasileiro tentando se fazer presente neste distante ponto de nossa vasta fronteira.
Porto e Barquinho que fazem a travessia para a Bolívia
Seja bem vindo à Guajará Mirim, a pérola do Mamoré...
...O velho Mamoré...
Balsa que faz a travessia do Madeira, única ligação do Acre com o resto do mundo
Quantos por cento dos brasileiros já estiveram aqui???...
Uma imagem que fala por si...
Do outro lado do Mamoré, na Bolívia, fica Guayara Merin
Posto de combustível do lado Boliviano
Cena típica Boliviana, um caro sem placa ao lado de uma moto transformada em 'charrete'
A principal Rua da cidade
Esta propaganda da TCO seria bem comum, não fosse o fato da TCO NÃO operar na Bolívia... É que os comerciantes e habitantes de lá utilizam celulares pré pagos brasileiros, que funcionam por lá
Este daí não estava muito preocupado com a vida
A praça da cidade
Problemas Diplomáticos?
Licoreria e Whiskeria...
A fé sem fronteiras, 'santinhos' de Santo Expedito -o das causas perdidas- , Brasileiros, Em Português, dentro de uma casa (Foto tirada pela janela)
Rua Principal com o 'posto' de fronteira ao fundo
Este veículo automotor (uma CG 125 transformada em algo próximo de uma charrete) é multiuso, aqui virou um caminhão...
De onde será que vieram estas motos????, é interessante, mas lá também existem muitos Vectras, Gols, Logus, e muitos outros carros brasileiros...
Sejam bem vindos, do Lions Club
Como se sabe o Chile 'tomou' a saída para o mar da Bolívia, 'O MAR NOS PERTENCE POR DIREITO, É UM DEVER RECUPERÁ-LO. FORÇA NAVAL BOLIVIANA'
Agora é a vez de o estado boliviano tentar se fazer presente...
Descobre-se a nacionalidade do barco pela bandeira acima do Motor, se for brasileira o barco é Brasileiro, se for Boliviana o barco é Boliviano...
Eu voltei muito tranqüilo, pois o barquinho tinha sido vistoriado pelas autoridades... (Esta foto foi tirada em 2004)
O Brasil 'exportando' galões de água vazios para a Bolívia
Um Barquinho, este brasileiro
Do lado boliviano os produtos básicos (Leite em pó, Nescau, Farinha, Açúcar) são todos brasileiros, exportados por este porto
Barco do Exército
Barquinhos em contra-luz ao entardecer
Como já disse Guajará é uma zona franca, e tem TOP!
Mais exportações brasileiras...
As três Marias, símbolo da cidade
Barco de turismo ancorado próximo ao galpões da EFMM
A UNIR, que um dia já foi o Hotel Rondônia...
Sabe agora o que é UNIR..
A igreja Matriz
A igreja Matriz
Sem Comentários...
Olha só a preocupação dele...
Vai viver uns 100 anos...
Não tiro a razão dele, tava muito, mas muito quente...
Lhes apresento o Santo Antônio....
Corredeiras do rio Madeira....
Na época da seca....
Reparem na cavitação que a água faz nas pedras....
Esta corredeira é de certa forma uma das causas da existência de Porto Velho...
Ela é uma das várias que tornam o madeira não navegável até o mamoré...
Daí a necessidade da ferrovia...
O resto você já sabe...
Neste dia estava realmente muito quente...
Dizem que na cheia tudo fica coberto de água
Mas na seca fica parecendo uma paisagem lunar
Você deve estar se perguntando: Será que ele já foi para a lua????
Como a água estava muito baixa, só restava esta pequena abertura
Onde ela passava com bastante força...
E a partir daí achava seu caminho por entre as pedras...
Esta vou ganhar uma grana falando que é da NASA :-)
Espero poder voltar lá um dia na cheia, para tirar outras fotos para comparação.
A lendária Madeira Mamoré..., Trilhos de Ouro, Para cada dormente um Morto...
Ao lado vista panorâmica dos antigos galpões ferroviários
Rotunda, usada para 'virar' locomotivas
Apesar de muito antiga ainda é possível movêla com a mão...
Vista interna de um antigo galpão totalmente abandonado
Placa de identificação de uma locomotiva, de 1941
Outra placa, esta de 1938
1936, alemã
1925, americana
Vagão de carregar operários
Vista interna de suas luxuosas acomodações
Veículo à gasolina, da década de 60, para inspeção da linha
Locomotiva do início do século XX
Antigo guindastre a vapor, este era o número 2.
Detalhe do acionamento das rodas de uma antiga locomotiva
Máquinário que um dia serviu para a manutenção da ferrovia, hoje totalmente abandonado...
Mais máquinas...
Tudo enferrujando em galpões sujos e abandonados
Cheios de mendigos...
É assim que tão importante momento histórico do Brasil é preservado.
Vista da saída da Rotunda
Outra imponente locomotiva
Esta nem tão imponente, esá totalmente corroída, é pegar qualquer parte que ela sai em sua mão
Resto do que um dia foi um vagão de passageiros
Seu interior...
Em 1998, na primeira vez que fui a Rondônia ainda funcionava um Museu...
Onde algumas preciosidades era mínimamente cuidadas..
Também em 1998 o trem ainda andava, fazia passeios turísticos até o Sto. Antônio...
Você já deve ter visto um desses em um desenho animado...
'Em Porto Velho cada operário é um soldado e cada soldado um operário com o objetivo comum de trabalhar pelo engrandecimento da Pátria' Getúlio e seu estado novo, 1940
A locomotiva que fazia em 1998 o percurso turístico
Pessoas esperando para tomar o trem
O interior do vagão
Os trilhos se embrenhando na mata
A locomotíva sendo abastecida com àgua para seu trajeto
Casebres as margens dos trilhos
Vista do Sto. Antônio, na época da Seca...
Epopéia iniciada no fim do século 19, estas fotos de Danna B. Merryl retratam um pouco deste importante momento histórico Brasileiro
Reta do Abunã alagada, A história da construção desta ferrovia é absurdamente atual...
Borracha para exportação, ...Corrupção, Cobiça, Mau Planejamento, Interesses Políticos...
Tudo isto marcou e muito a construção desta estrada de ferro, motivo do surgimento do estado de Rondônia.
Para quem se interessar por maiores detalhes recomendo - e muito - a leitura do livro 'A ferrovia do Diabo', vocês verão que apesar de ter mais de 100 anos...
a história da Ferrovia é muito atual..... Trabalhador em pé ao lado de arvore derrubada.
Construção de cabeceira de uma ponte
Assentamento de Dormentes e Trilhos
Imigrantes de todas as partes do mundo vieram à Rondônia para trabalhar na construção da Ferrovia
Enfermeiras do hospital da candelária
Preso, na cadeia, Rondônia nesta época 'fazia parte do Mato Grosso, que tinha como capital a Vila Bela da Santíssima Trindade.
Ponte provisória de Madeira
Índios da época da construção
A malária vitimava um enorme número de trabalhadores, daí o apelido de 'a ferrovia do diabo'...
Outro índio
Vista do que é hoje o porto de Porto Velho, há quase um século
Acampamento dos operários
Casa do engenheiro chefe da obra
Construção de uma usina hidroelétrica
O Santo Antônio, uma das inúmeras corredeiras que tornaram a ferrovia necessária, pois o rio Madeira não é navegável até o Rio Mamoré
Daí o nome da ferrovia...
Vapor trazendo novos trabalhadores do Rio de Janeiro.
Repare nos lindos bigodes...
Acidente , uma árvore caiu na linha...
Aqui a chuva levou tudo...
O Engenheiro chefe
O que hoje é Porto Velho
Além da malária os trabalhadores caiam por outros males, como o beribéri, que na época se acreditava contagioso, hoje se sabe que é uma espécie de anemia crônica.
Acampamento temporário de trabalhadores
Estes vagões cobertos de palha para amenizar o calor eram os alojamentos
Mais borracha, um dos únicos produtos comerciais que a ferrovia transportou
Porto de Porto Velho, onde os navios viam buscar a carga dos trens
Mais trabalhadores estrangeiros, a malária tornava a necessidade de mão de obra cada vez mais urgente
Antigo galpão de manutenção
A reta do Abunã
Uma árvore que caiu em uma ponte
O assentamento de dormentes
Cavalos se banhando no rio
O Madeira...
A imagem fala por si...
Vista de onde hoje fica o restaurante 'Mirante'
Maquinário para a manutenção da Estrada de Ferro
Detalhes da casa do engenheiro chefe
Angolanas que trabalhavam na lavanderia do hospital
Trabalhador estrangeiro
Outro...
Assoreamento de área alagada para a passagem dos trilhos
Estação telegráfica do projeto 'Rondom'
Repare nas telas...
Mais fotos do que hoje é Porto Velho
Antigo traçado da Ferrovia, posteriormente abandonado
Vista interna do Hospital da Candelária
O Cemitério, repare na quantidade de cruzes
Vamos nos divertir?
Farmácia da época
O Gerado da Usina...
A lavanderia
Tentaram de tudo para deixarem de perder trabalhadores para a Malária
Sem Comentário...
De um lado Terra Brasillis
Do outro Terra de Simon Bolívar
E acima de tudo isto um céu magnífico
Entardecer em mais um dos inúmeros pontos de nossa fronteira
Fotos feita do Barquinho, durante a volta
As considero fotos muito bonitas....
A cerca de 20 km de Guajará Mirim fica o Hotel Pakaas
Hotel para gringos, no meio da Mata
Todo rústico, de madeira, palha e congêneres
Restaurante do Hotel, onde eu fui só almoçar, para conhecê-lo
O Hotel é repleto de passarelas
Que cortam a Mata, esta circunda um magnífico jardim bem no meio do hotel
O Tal Jardim
Passarelas de acesso aos quartos, repare na água e luz, abaixo da passarela
Os quartos, com camas mais largas que compridas e com potentes ares-condicionados e chuveiros elétricos, Interessante o conceito de rústico dos gringos né...
São Cabanas no meio da mata, a beira da conjunção dos Rios Madeira e Pacaas Novos
Restaurante ao fundo, com piscina à esquerda
Agora é a Recepção ao fundo, com a Piscina à direita
A Piscina fica elevada, a beira do rio
O Rio Mamoré tem águas Barrentas, enquanto o Pacaas tem águas negras
Um desconhecido 'Encontro de águas'
Isto é um verdadeiro Pica-Pau
Ele está morto, se espatifou em uma das vidraças do hotel
Repare nos detalhes... (é impossível não lembrar do Pica Pau do desenho né)
Lagarto, que estava passeando em umas das trilhas
As trilhas são várias e longas
Adentrando a mata
Quer quiser ir com seu helicóptero até lá poderá se usar deste heliporto todo de madeira
E ao desembarcar de seu helicóptero encontrará esta passarela que leva até a recepção
Repare como a mata é fechada em torno das passarelas
O Sol não ultrapassa a cerrada mata
Castor?
A Natureza tomando gradativamente de volta o que é seu por direito
O Cara que estava fazendo a passarela ficou com dó de derrubar esta...
Barquinho do Hotel
Estrada que dá acesso ao isolado hotel
Como o título diz...
Trata-se de ruinas
De uma antiga UHE de Rondônia, que fica onde hoje funciona o Balneário Rio Preto
A conduto forçado
Que ida da velha barragem até a sala de máquinas
Pela Mata, deve ter uns 60 mts de extensão
Aqui ele já está perto da Sala de Máquinas
Próximo a tal sala fizeram um corte nele, para a água não ir até a sala
A cachoeira ao lado da usina
Com um tempo de exposição maior
Esta ponte leva a uma ilha onde há uma casa
A direita fica as antigas instalações, repare que são dus salas..
Aqui a chegada do conduto forçado
Em uma perspectiva mais ampla
O sistema de abertura/fehamento da comporta de chegada
Deduzi que aqui era onde ficava a turbina
Repare que ainda há pedaços da antiga turbina por lá...
Velha talha...
Isto um dia foi a sala do gerador
Tudo destruído...
O gerador, pendurado
Parece que alguém começou a desmontar
Mais desistiu
O velho gerador
De um lado as escovas, do outro a polia por onde a correia passava...
Detalhes das escovas
Fabricado pela ASEA
Foto antiga, da época da construção, não sei nada sobre esta usina, só sei que é contemporânea a EFMM...
E aqui acaba nosso tour, se vc tem alguma informação sobre a história desta usina por favor me envie para eu colocar nesta página...
UHE Samuel
Usina Hidroelétrica de Rondônia
Vista lateral da barragem com as buchas dos trafos em primeiro plano
Vista completa da barragem e da casa de máquinas
vista interna da sala de máquinas
A barragem de outro ângulo
Os vertedouros
Transformador elevador de 15kv para 230kv
Parte do complexo sistema hidráulico da usina
Quem me levou por este tour foi meu amigo Júlio Cota
Distribuidor, este disco laranja roda, mudando o ângulo das pás da turbina, observe o Pistão hidráulico ao fundo
Eixo do sistema turbina-gerador
A parte superior das máquinas
Sala de comando
Os geradores são de fabricação Brown Boveri, foram feitos em Osasco..
Acoplamento da Turbina com o Gerador
Cidade: Jaru
Estado: Rondônia
Hotel: Paraná
Tipo de Acomodação: 'Quarto onde o governador fica...', repare na banheira, de alvenaria, a hidro são flanges de caixa d`agua....
Repare na tomada bem a frente do chuveiro, muito útil e seguro...
É um verdadeiro flat, aqui a sala de estar!
Tudo muito amplo....
Definitivamente gosto não se discute....
Apresento-lhes Hugo... o Macaco...
..Que ficava preso em uma árvore num bar à beira da estrada...
..que liga Abunã a Guajará Mirim...
Ele parecia uma criança, muito inteligente.
Uma vez ele tomou meus óculos e subiu para o alto da árvore enquanto a dona do bar ria até quase morrer.. ele ficou com meus óculos por uns 5 minutos, e os devolveu em minha mão.
Antiga ponte ferroviária adaptada para o tráfego de veículos..
'6º BIS', Sexto batalhão de infantaria na Selva
Um dia os trens da Estrada de Ferro Madeira Mamoré passaram aqui...
Balsa de garimpeiros nos igarapés da região.
Elas impressionam pela quantidade
São mini-casas flutuantes
Estas são as pequenas, que retiram ouro das areias das praias
Muito interessante
Roupas para secar...
A ponta da mangueira que é enfiada na areia para sucção
Repare no Cachorro, o esforço para se tentar viver uma vida normal é grande
Nesta época elas estavam ancoradas para reparos, para a nova temporada que se aproximava
Resto do que um dia foi o Juizado de paz de Abunã, antiga vila ferroviária que hoje não passa de algumas casas ao largo da BR364
A antiga estação de trem.
Visão panorâmica da megalópole...
Resto de uma locomotiva da lendária EFMM, ou ainda Madeira Mamoré Rail Company
Vilarejo de Jací-Paraná, outra pequena concentração ao largo da BR
Vista do Rio Madeira ao entardecer, foto tirada de um estabelecimento onde o dono adorava explicar sobre o Pitchiu (Cheiro) dos peixes enquanto nos servia um espetinho de Pirarucu...
Castanhas secando ao sol para posterior comercialização
O tal estabelecimento, às margens da estrada que liga a BR até Guajará
Antiga estação terminal da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Antiga estação terminal da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Alfândega, pois estamos na fronteira Brasil - Bolívia...
Locomotiva restaurada em exposição no centro da cidade de Guajará Mirim...
...Que um dia já foi próspera, quando era uma zona franca de comércio...
...Hoje suas novas atividades econômicas não sustentam mais uma cidade relativamente tão grande, gerando um grande número de imóveis abandonados...
O estado Brasileiro tentando se fazer presente neste distante ponto de nossa vasta fronteira.
Porto e Barquinho que fazem a travessia para a Bolívia
Seja bem vindo à Guajará Mirim, a pérola do Mamoré...
...O velho Mamoré...
Balsa que faz a travessia do Madeira, única ligação do Acre com o resto do mundo
Quantos por cento dos brasileiros já estiveram aqui???...
Uma imagem que fala por si...
Do outro lado do Mamoré, na Bolívia, fica Guayara Merin
Posto de combustível do lado Boliviano
Cena típica Boliviana, um caro sem placa ao lado de uma moto transformada em 'charrete'
A principal Rua da cidade
Esta propaganda da TCO seria bem comum, não fosse o fato da TCO NÃO operar na Bolívia... É que os comerciantes e habitantes de lá utilizam celulares pré pagos brasileiros, que funcionam por lá
Este daí não estava muito preocupado com a vida
A praça da cidade
Problemas Diplomáticos?
Licoreria e Whiskeria...
A fé sem fronteiras, 'santinhos' de Santo Expedito -o das causas perdidas- , Brasileiros, Em Português, dentro de uma casa (Foto tirada pela janela)
Rua Principal com o 'posto' de fronteira ao fundo
Este veículo automotor (uma CG 125 transformada em algo próximo de uma charrete) é multiuso, aqui virou um caminhão...
De onde será que vieram estas motos????, é interessante, mas lá também existem muitos Vectras, Gols, Logus, e muitos outros carros brasileiros...
Sejam bem vindos, do Lions Club
Como se sabe o Chile 'tomou' a saída para o mar da Bolívia, 'O MAR NOS PERTENCE POR DIREITO, É UM DEVER RECUPERÁ-LO. FORÇA NAVAL BOLIVIANA'
Agora é a vez de o estado boliviano tentar se fazer presente...
Descobre-se a nacionalidade do barco pela bandeira acima do Motor, se for brasileira o barco é Brasileiro, se for Boliviana o barco é Boliviano...
Eu voltei muito tranqüilo, pois o barquinho tinha sido vistoriado pelas autoridades... (Esta foto foi tirada em 2004)
O Brasil 'exportando' galões de água vazios para a Bolívia
Um Barquinho, este brasileiro
Do lado boliviano os produtos básicos (Leite em pó, Nescau, Farinha, Açúcar) são todos brasileiros, exportados por este porto
Barco do Exército
Barquinhos em contra-luz ao entardecer
Como já disse Guajará é uma zona franca, e tem TOP!
Mais exportações brasileiras...
As três Marias, símbolo da cidade
Barco de turismo ancorado próximo ao galpões da EFMM
A UNIR, que um dia já foi o Hotel Rondônia...
Sabe agora o que é UNIR..
A igreja Matriz
A igreja Matriz
Sem Comentários...
Olha só a preocupação dele...
Vai viver uns 100 anos...
Não tiro a razão dele, tava muito, mas muito quente...
Lhes apresento o Santo Antônio....
Corredeiras do rio Madeira....
Na época da seca....
Reparem na cavitação que a água faz nas pedras....
Esta corredeira é de certa forma uma das causas da existência de Porto Velho...
Ela é uma das várias que tornam o madeira não navegável até o mamoré...
Daí a necessidade da ferrovia...
O resto você já sabe...
Neste dia estava realmente muito quente...
Dizem que na cheia tudo fica coberto de água
Mas na seca fica parecendo uma paisagem lunar
Você deve estar se perguntando: Será que ele já foi para a lua????
Como a água estava muito baixa, só restava esta pequena abertura
Onde ela passava com bastante força...
E a partir daí achava seu caminho por entre as pedras...
Esta vou ganhar uma grana falando que é da NASA :-)
Espero poder voltar lá um dia na cheia, para tirar outras fotos para comparação.
A lendária Madeira Mamoré..., Trilhos de Ouro, Para cada dormente um Morto...
Ao lado vista panorâmica dos antigos galpões ferroviários
Rotunda, usada para 'virar' locomotivas
Apesar de muito antiga ainda é possível movêla com a mão...
Vista interna de um antigo galpão totalmente abandonado
Placa de identificação de uma locomotiva, de 1941
Outra placa, esta de 1938
1936, alemã
1925, americana
Vagão de carregar operários
Vista interna de suas luxuosas acomodações
Veículo à gasolina, da década de 60, para inspeção da linha
Locomotiva do início do século XX
Antigo guindastre a vapor, este era o número 2.
Detalhe do acionamento das rodas de uma antiga locomotiva
Máquinário que um dia serviu para a manutenção da ferrovia, hoje totalmente abandonado...
Mais máquinas...
Tudo enferrujando em galpões sujos e abandonados
Cheios de mendigos...
É assim que tão importante momento histórico do Brasil é preservado.
Vista da saída da Rotunda
Outra imponente locomotiva
Esta nem tão imponente, esá totalmente corroída, é pegar qualquer parte que ela sai em sua mão
Resto do que um dia foi um vagão de passageiros
Seu interior...
Em 1998, na primeira vez que fui a Rondônia ainda funcionava um Museu...
Onde algumas preciosidades era mínimamente cuidadas..
Também em 1998 o trem ainda andava, fazia passeios turísticos até o Sto. Antônio...
Você já deve ter visto um desses em um desenho animado...
'Em Porto Velho cada operário é um soldado e cada soldado um operário com o objetivo comum de trabalhar pelo engrandecimento da Pátria' Getúlio e seu estado novo, 1940
A locomotiva que fazia em 1998 o percurso turístico
Pessoas esperando para tomar o trem
O interior do vagão
Os trilhos se embrenhando na mata
A locomotíva sendo abastecida com àgua para seu trajeto
Casebres as margens dos trilhos
Vista do Sto. Antônio, na época da Seca...
Epopéia iniciada no fim do século 19, estas fotos de Danna B. Merryl retratam um pouco deste importante momento histórico Brasileiro
Reta do Abunã alagada, A história da construção desta ferrovia é absurdamente atual...
Borracha para exportação, ...Corrupção, Cobiça, Mau Planejamento, Interesses Políticos...
Tudo isto marcou e muito a construção desta estrada de ferro, motivo do surgimento do estado de Rondônia.
Para quem se interessar por maiores detalhes recomendo - e muito - a leitura do livro 'A ferrovia do Diabo', vocês verão que apesar de ter mais de 100 anos...
a história da Ferrovia é muito atual..... Trabalhador em pé ao lado de arvore derrubada.
Construção de cabeceira de uma ponte
Assentamento de Dormentes e Trilhos
Imigrantes de todas as partes do mundo vieram à Rondônia para trabalhar na construção da Ferrovia
Enfermeiras do hospital da candelária
Preso, na cadeia, Rondônia nesta época 'fazia parte do Mato Grosso, que tinha como capital a Vila Bela da Santíssima Trindade.
Ponte provisória de Madeira
Índios da época da construção
A malária vitimava um enorme número de trabalhadores, daí o apelido de 'a ferrovia do diabo'...
Outro índio
Vista do que é hoje o porto de Porto Velho, há quase um século
Acampamento dos operários
Casa do engenheiro chefe da obra
Construção de uma usina hidroelétrica
O Santo Antônio, uma das inúmeras corredeiras que tornaram a ferrovia necessária, pois o rio Madeira não é navegável até o Rio Mamoré
Daí o nome da ferrovia...
Vapor trazendo novos trabalhadores do Rio de Janeiro.
Repare nos lindos bigodes...
Acidente , uma árvore caiu na linha...
Aqui a chuva levou tudo...
O Engenheiro chefe
O que hoje é Porto Velho
Além da malária os trabalhadores caiam por outros males, como o beribéri, que na época se acreditava contagioso, hoje se sabe que é uma espécie de anemia crônica.
Acampamento temporário de trabalhadores
Estes vagões cobertos de palha para amenizar o calor eram os alojamentos
Mais borracha, um dos únicos produtos comerciais que a ferrovia transportou
Porto de Porto Velho, onde os navios viam buscar a carga dos trens
Mais trabalhadores estrangeiros, a malária tornava a necessidade de mão de obra cada vez mais urgente
Antigo galpão de manutenção
A reta do Abunã
Uma árvore que caiu em uma ponte
O assentamento de dormentes
Cavalos se banhando no rio
O Madeira...
A imagem fala por si...
Vista de onde hoje fica o restaurante 'Mirante'
Maquinário para a manutenção da Estrada de Ferro
Detalhes da casa do engenheiro chefe
Angolanas que trabalhavam na lavanderia do hospital
Trabalhador estrangeiro
Outro...
Assoreamento de área alagada para a passagem dos trilhos
Estação telegráfica do projeto 'Rondom'
Repare nas telas...
Mais fotos do que hoje é Porto Velho
Antigo traçado da Ferrovia, posteriormente abandonado
Vista interna do Hospital da Candelária
O Cemitério, repare na quantidade de cruzes
Vamos nos divertir?
Farmácia da época
O Gerado da Usina...
A lavanderia
Tentaram de tudo para deixarem de perder trabalhadores para a Malária
Sem Comentário...
De um lado Terra Brasillis
Do outro Terra de Simon Bolívar
E acima de tudo isto um céu magnífico
Entardecer em mais um dos inúmeros pontos de nossa fronteira
Fotos feita do Barquinho, durante a volta
As considero fotos muito bonitas....
A cerca de 20 km de Guajará Mirim fica o Hotel Pakaas
Hotel para gringos, no meio da Mata
Todo rústico, de madeira, palha e congêneres
Restaurante do Hotel, onde eu fui só almoçar, para conhecê-lo
O Hotel é repleto de passarelas
Que cortam a Mata, esta circunda um magnífico jardim bem no meio do hotel
O Tal Jardim
Passarelas de acesso aos quartos, repare na água e luz, abaixo da passarela
Os quartos, com camas mais largas que compridas e com potentes ares-condicionados e chuveiros elétricos, Interessante o conceito de rústico dos gringos né...
São Cabanas no meio da mata, a beira da conjunção dos Rios Madeira e Pacaas Novos
Restaurante ao fundo, com piscina à esquerda
Agora é a Recepção ao fundo, com a Piscina à direita
A Piscina fica elevada, a beira do rio
O Rio Mamoré tem águas Barrentas, enquanto o Pacaas tem águas negras
Um desconhecido 'Encontro de águas'
Isto é um verdadeiro Pica-Pau
Ele está morto, se espatifou em uma das vidraças do hotel
Repare nos detalhes... (é impossível não lembrar do Pica Pau do desenho né)
Lagarto, que estava passeando em umas das trilhas
As trilhas são várias e longas
Adentrando a mata
Quer quiser ir com seu helicóptero até lá poderá se usar deste heliporto todo de madeira
E ao desembarcar de seu helicóptero encontrará esta passarela que leva até a recepção
Repare como a mata é fechada em torno das passarelas
O Sol não ultrapassa a cerrada mata
Castor?
A Natureza tomando gradativamente de volta o que é seu por direito
O Cara que estava fazendo a passarela ficou com dó de derrubar esta...
Barquinho do Hotel
Estrada que dá acesso ao isolado hotel
Como o título diz...
Trata-se de ruinas
De uma antiga UHE de Rondônia, que fica onde hoje funciona o Balneário Rio Preto
A conduto forçado
Que ida da velha barragem até a sala de máquinas
Pela Mata, deve ter uns 60 mts de extensão
Aqui ele já está perto da Sala de Máquinas
Próximo a tal sala fizeram um corte nele, para a água não ir até a sala
A cachoeira ao lado da usina
Com um tempo de exposição maior
Esta ponte leva a uma ilha onde há uma casa
A direita fica as antigas instalações, repare que são dus salas..
Aqui a chegada do conduto forçado
Em uma perspectiva mais ampla
O sistema de abertura/fehamento da comporta de chegada
Deduzi que aqui era onde ficava a turbina
Repare que ainda há pedaços da antiga turbina por lá...
Velha talha...
Isto um dia foi a sala do gerador
Tudo destruído...
O gerador, pendurado
Parece que alguém começou a desmontar
Mais desistiu
O velho gerador
De um lado as escovas, do outro a polia por onde a correia passava...
Detalhes das escovas
Fabricado pela ASEA
Foto antiga, da época da construção, não sei nada sobre esta usina, só sei que é contemporânea a EFMM...
E aqui acaba nosso tour, se vc tem alguma informação sobre a história desta usina por favor me envie para eu colocar nesta página...
UHE Samuel
Usina Hidroelétrica de Rondônia
Vista lateral da barragem com as buchas dos trafos em primeiro plano
Vista completa da barragem e da casa de máquinas
vista interna da sala de máquinas
A barragem de outro ângulo
Os vertedouros
Transformador elevador de 15kv para 230kv
Parte do complexo sistema hidráulico da usina
Quem me levou por este tour foi meu amigo Júlio Cota
Distribuidor, este disco laranja roda, mudando o ângulo das pás da turbina, observe o Pistão hidráulico ao fundo
Eixo do sistema turbina-gerador
A parte superior das máquinas
Sala de comando
Os geradores são de fabricação Brown Boveri, foram feitos em Osasco..
Acoplamento da Turbina com o Gerador